quinta-feira, 14 de junho de 2007

Canela - história da especiaria




A canela é conhecida desde a antiguidade e foi tão valorizada que era considerada um item a ser presenteado a monarcas e outros dignitários.
É mencionada em Êxodo 30:23, quando Moisés ordenou o uso da canela doce/salgada (em hebraico קִנָּמוֹן qinnāmôn) e cássia, e nos Provébios 7:17-18, quando o leito nupcial é perfumado com mirra, aloe vera e canela. Também se encontra mencionada por Heródoto e outros escritores clássicos.
No início do século XVI era trazida por comerciantes portugueses diretamente do Ceilão (atual Sri Lanka, no sul da Ásia), chegando um quilo a valer dez gramas de ouro. O comércio português no Oriente foi perdido progressivamente para a Companhia das Índias Orientais, holandesa, que se assenhoreou dos entrepostos portugueses na região a partir de 1638. As margens da ilha estão repletas dessa planta, relatou um capitão holandês, e é a melhor de todo o oriente: quando uma pessoa está no litoral, pode-se sentir o aroma a oito léguas de distância.
(Fonte: Wikipédia)

Um comentário:

Anônimo disse...

Arroz doce com canela, canela com mel morno, pastéis de nata com canela, doce de tomate com pau de canela, bolinhos secos com canela, bolos fofos com canela...e uma bica mexida com pau de canela!...
Uhmmm!Uhmmm!Uhmmm!...
Que suave e cheirosa é a canela, assim como a sua "história" que aqui tão bem contaste para todos ficarmos a saber um pouco mais acerca desta deliciosa especiaria!
Obrigada e bjs da Ailime